Laguna

Laguna é um lugar paradisíaco com muita história para contar

Laguna reúne a natureza deslumbrante do Litoral Sul catarinense – são mais de 28,7 km de faixa litorânea –, com praias nativas, paisagens encantadoras e um roteiro imperdível para quem quer conhecer mais sobre o legado histórico do Sul do país.

A terceira cidade mais antiga do Estado, terra da heroína Anita Garibaldi (você sabia?), Laguna é ponto certo para reunir a família e curtir o melhor do verão no Sul do Brasil. A lista de atrações turísticas é um banquete para surfistas, amantes da pesca, foliões em busca do melhor carnaval do Litoral Sul – o Boi-de-Mamão é uma festa tradicional da região – e, claro, parada certa para os admiradores das belezas naturais.

Localizada na Ponta da Barra, nossa pousada está posicionada entre as praias mais preservadas da região, chamadas de praias agrestes. Das 16 praias existentes em Laguna, a Pousada Ponta da Barra está nas proximidades de cinco paraísos naturais, como a praia de Gravatá – pouco explorada por turistas e, por isso, conservando a tranquilidade e natureza praticamente intacta.

As praias do Molhes, do Manelome (também conhecida como praia do Siri), do Cardoso, da Cigana e a prainha – ou praia do Farol – são outras belezas que cercam a Pousada. A prainha é a mais urbanizada da região, com restaurantes, bares e comércios próximos, sendo uma boa opção para os visitantes que não abrem mão da comodidade de ter tudo por perto.

Algumas praias são acessadas por meio de trilhas. Da Pousada para a praia mais próxima são cerca de 600 metros, numa caminhada tranquila.

Nossas suítes, batizadas com nomes das praias da região, são confortáveis e equipadas com o necessário para que nosso hóspede tenha uma estadia independente: como cooktop, louças e frigobar – só não esquece que te esperamos todas manhã para o nosso café no quiosque, ok?

Como a nossa região é habitada, principalmente, por pescadores e nós incentivamos a comunidade local, temos a consciência de que devemos preservar o nosso meio ambiente. Sugerimos que nossos hóspedes estejam sempre munidos de sacos plásticos para armazenarem o lixo que produzirem. Lembramos que, como algumas praias são agrestes, é necessário levar bebidas e alimentos para evitar qualquer imprevisto.

Você está preparado para um retiro no nosso paraíso natural? Conheça Laguna, esperamos você e sua família na Pousada Ponta da Barra!

Laguna, Patrimônio Histórico

Localizada a 120 km de Florianópolis, Laguna faz parte da história não só de Santa Catarina, mas tem importante papel no legado do Sul do Brasil. A cidade testemunhou importantes momentos da Revolução Farroupilha e foi palco da luta separatista, sendo proclamada capital da República Juliana ou República Catarinense em 1839.

Expoente mais famosa de Laguna, Anita Garibaldi nasceu em 1821 com o nome legítimo de Ana Maria de Jesus Ribeiro. A casa em que se vestiu para seu primeiro casamento, com um sapateiro local, foi transformada em relicário histórico e está aberta para visitação.

Tombado como patrimônio nacional em 1985, o centro histórico de Laguna é repleto de referências ao período de colonização açoriana. São mais de 600 construções carregadas de decorações, vidros desenhados e ferros importados formando ornamentos e balaustradas características do arquitetura da cidade.

A região preserva um belo conjunto arqueológico cercado por lindas praias e abriga um dos maiores sítios arqueológicos de sambaquis – colinas formadas por acumulação de conchas e cascos de ostras – da América do Sul, alguns com mais de 35 metros.

Quer conhecer um pouco mais sobre a cultura e as belezas de Laguna? Listamos alguns pontos que, além das praias, não podem faltar no seu roteiro:

  • Museu Anita Garibaldi
  • Casa de Anita
  • Farol de Santa Marta
  • Mirante Nossa Senhora da Glória
  • Marco de Tordesilhas
  • Casa Pinto D’Ulyssea
  • Casa do Rincão
  • Fonte Carioca
  • Praias de Laguna

    Praia do Sol Mar levemente agitado, a praia costuma receber um público variado e é ideal para esportes como surf e Bodyboarding. Possui boa infraestrutura nas proximidades.

    Praia do Gi Dividida em três partes, a praia do Gi tem mar agitado perfeito para prática de surf e kitesurf. Muito procurada na alta temporada, no restante do ano fica praticamente deserta. Ainda não possui boa infraestrutura, sendo recomendável levar bebidas e alimentos.

    Praia do Mar Grosso Um dos destinos mais famosos da cidade. Muito visitada, possui diversos prédios na sua orla e apresenta boa infraestrutura turística.

    Praia do Tamboré Uma das praias mais urbanizadas, possui grande infraestrutura. As águas claras são convidativas para a um mergulho.

    Praia da Ponta Calma e tranquila, é conhecida como um dos refúgios da cidade. Geralmente frequentada por moradores da região, não conta com infraestrutura próxima.

    Praia do Gravatá Pouco frequentada por visitantes, é boa opção para quem procura descansar. É recomendado levar alimentos e bebidas, além de guarda-sol.

    Praia da tereza De pequena extensão, é conhecida como um dos lugares mais aconchegantes da cidade. Cercada por morros de vegetação nativa, é mais frequentada por moradores e alguns surfistas.

    Praia de Ypuã Atrai turistas interessados em trilhas e passeios pelas dunas. Conta com mar levemente agitado e extensa faixa de areia clara. É recomendável levar alimentos.

    Praia da Galheta Possui uma larga faixa de areia e é muito procurada por surfistas. É indicado levar bebidas e alimentos, pois não conta com infraestrutura próxima.

    Prainha Uma das menores praias da região, é baste urbanizada com comércios, bares e restaurantes próximos. Costuma receber muitos turistas na alta temporada.

    Praia do Cardoso Conhecida como um das praias mais tranquilas, é mais frequentada por pescadores, sendo uma boa opção para os que buscam por tranquilidade. É indicado levar alimentos e bebidas.

    Praia da Cigana Com extensão mediana, ainda é pouco frequentada por turistas. Tem larga faixa de areia e mar agitado, é indicado cuidado ao banhista. Apresenta moderada infraestrutura, sendo recomendado levar bebidas e alimentos.

    Praia da Cabeçuda Pouco frequentada por turistas, tem extensão mediana e é vista como ótima opção para relaxar. É indicado levar guarda-sol, bebidas e alimentos.